Cicloviagens

Governo lança projeto para estimular o cicloturismo no Brasil

Compartilhe esse artigo com as opções abaixo.

No dia 17 de outubro de 2023 o governo federal através do ministério do meio ambiente (MMA) lançou um projeto para estimular o cicloturismo no Brasil. Chamado “Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo”. O projeto tem como objetivo melhorar a infraestrutura cicloviária no país, conectando áreas verdes, unidades de conservação e corredores ecológicos.

Segundo o site https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/noticias/mma-lanca-edital-para-projetos-de-cicloturismo os projetos contem planos devem cumprir duas etapas:

  • Aperfeiçoar as rotas de cicloturismo
  • Elaborar ou aperfeiçoar planos de comunicação de rotas já existentes

O primeiro objetivo inclui medidas como aquisição de equipamentos e contratação de serviços, entre outras ações.

Os planos de comunicação incluem medidas como estratégias para divulgar rotas, detalhamento de informações on-line e ações para prestadores de serviço que atuam na região.

O impacto desse projeto

Essa iniciativa pode causar um grande impacto no setor de turismo, pois, ao melhorar a infraestrutura das rotas turísticas para as cicloviagens, vai influenciar na conservação dos espaços, aumentar a conscientização das pessoas relativo à conservação do meio ambiente e também pode potencializar as economias das áreas beneficiadas por essa iniciativa.

Além das perspectivas identificadas anteriormente, o mercado de equipamentos para cicloturismo tem impacto com um possível incremento na aquisição de produtos para este fim, tendo em vista um potencial aumento do número de praticantes da modalidade com uma melhor infraestrutura.

O resultado das propostas escolhidas foi foi divulgado no dia 20 de novembro de 2023, acesse no endereço https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-de-chamamento-publico-sqa-n-2-de-17-de-outubro-de-2023-524191236.

Mesmo sem ter um projeto aprovado neste momento por essa iniciativa, ao longo do tempo e com a modernização das rotas já existentes, a troca de experiência para a atualização dos espaços menos atualizados pode ocorrer naturalmente.

E ai gostou desse artigo? Quer saber mais sobre o tema cicloturismo? Recomendo o artigo https://bikereview.com.br/10-dicas-de-como-se-preparar-para-uma-cicloviagem/ e saiba mais sobre como se preparar para uma cicloviagem.

Acesse nosso perfil no instagram e fique por dentro das novidades https://www.instagram.com/bikereview.oficial/


Compartilhe esse artigo com as opções abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − oito =