MTB

Entenda as categorias do Mountain Bike Cross-Country

Compartilhe esse artigo com as opções abaixo.

Com o aumento de popularidade do ciclismo e especialmente do Mountain Bike, termos como XCO, XCC, XCM e XCS estão se tornando cada vez mais comuns. Mas você sabe o que eles significam? Vamos descrever as categorias do Mountain Bike Cross-Country.

Entendendo a modalidade Cross-Country

Quando falamos em cross-country, mostramos uma modalidade do Mountain Bike que é bastante praticada no Brasil. O XC (como também é conhecido), é praticado em terrenos naturais, onde se passa por terrenos e obstáculos conhecidos comumente como trilhas. Tem duas categorias principais que são o Cross-Country Olímpico (o conhecido XCO) e o Cross-Country Maratona ( também conhecido como XCM). Porém, outras categorias como o XCC e o XCS também foram desenvolvidas.

Cross-Country Olímpico – O XCO

O Cross-Country Olímpico é uma modalidade onde são disputada corridas em circuitos definidos que podem variar entre 3 e 5 quilômetros. No formato de voltas, onde quem chega primeiro vence a corrida.

Cross-Country Maratona – O XCM

O Cross-Country Maratona é uma modalidade onde se percorre distâncias mais longas e geralmente com grande altimetria. É realizada em trilhas e estradas de barro podendo ter também em alguns casos parte em asfalto. O objetivo realizar o trajeto determinado no menor espaço de tempo, mas, pode ser uma única volta em um circuito ou a distância entre cidades por exemplo.

Cross-Country Short Track – O XCC

O Cross-Country Short Track é uma modalidade similar ao XCO porém, com uma particularidade. Além de exigir a técnica necessária para passar os obstáculos, o objetivo é finalizar o maior número de voltas em um determinado tempo. O que faz essa prova ser muito rápida e exigir bastante dos atletas, então, o condicionamento físico é muito importante. Esse modelo de prova pontua para a categoria XCO pelas regras da UCI.

Stage Race – O XCS

Provas na modalidade Stage Race são divididas em etapas que são chamadas de estágios (stages). Geralmente tem entre dois e sete dias de duração. Uma das mais famosas é a Brasil Ride na Bahia, que em sete dias, testa o limite dos atletas em etapas desafiadoras com grande altimetria e trechos técnicos de alto nível. Esse modelo de prova, pontua para a categoria de XCM pelas regras da UCI

A copa do mundo de Mountain bike no Brasil

Com a chegada da copa do mundo no Brasil no próximo ano (2024) é importante entender um pouco sobre as categorias do Mountain Bike e suas modalidades. Saber as regras do esporte que cresce muito no Brasil. Para saber mais sobre as etapas da copa do mundo no Brasil? Acesse nosso artigo https://bikereview.com.br/copa-do-mundo-de-mtb/ e também o site da UCI https://www.uci.org/

Acesse o nosso perfil no instagram https://www.instagram.com/bikereview.oficial/ e acompanhe as novidades.


Compartilhe esse artigo com as opções abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + doze =