Blog

A Importância da manutenção na bicicleta.

Compartilhe esse artigo com as opções abaixo.

Parece uma coisa óbvia mas a manutenção da bicicleta seja ela qual for a modalidade deve ser levada a sério por vários motivos. Vamos falar um pouco sobre esse tema que deve fazer parte do dia a dia de todo ciclista.

Por que pensar na manutenção?

A manutenção de qualquer equipamento tem a função de mantê-lo em pleno funcionamento por um longo período de tempo. Além de aumentar o tempo de vida útil do equipamento, o que reflete diretamente no aproveitamento do investimento realizado. 

Outro fator importante é a segurança. Tanto o ciclista de passeio quanto o ciclista competidor não deve deixar esse tema de lado pois ficar na mão no meio de um longão ou em uma prova pode causar um acidente e causar problemas que vão além da quebra de peças e do equipamento. Acidentes por quebra de equipamentos infelizmente são comuns e podem em alguns casos levar ao hospital ou até a óbito. Todo cuidado é pouco.

Qual o tempo ideal para a manutenção da bicicleta ?

A resposta certa depende. Depende do tipo de uso que o ciclista faz, depende da quantidade de tempo que o ciclista usa o equipamento e também depende do orçamento do ciclista para o investimento em manutenção.

Com o maior uso do equipamento (principalmente para quem tem o objetivo de competir e desta forma utiliza bastante o equipamento em treinos ou ainda para quem usa como meio de transporte) a manutenção deve ser feita em um tempo periódico é menor pois o desgaste das peças aumenta proporcionalmente com o uso. 

Já para quem usa a bicicleta com o intuito de passeio e de forma mais espaçada (apenas nos finais de semana por exemplo) pode ter o seu planejamento de manutenções com um espaço maior entre uma manutenção e outra e então economizar uma grana.

Pontos básicos de atenção para avaliar na manutenção da bike

Correntes

É a peça que faz a mágica acontecer. As correntes em bom estado e devidamente lubrificadas permitem manter a velocidade e mantém outras peças como o cassete e os câmbios em pleno funcionamento. Uma quebra de corrente ou um desgaste acentuado pode ocasionar um desgaste maior da relação e o indesejado pulo entre marchas o que além de ocasionar a instabilidade no pedal, pode aumentar o desgaste da corrente e coroas.

Freios

Importante item de segurança. A manutenção dos freios sempre deve ser levada a sério. A falta de freios pode causar acidentes graves a um ciclista.

Lubrificação

Quem não gosta de passar as marchas com tranquilidade? Ter o grupo lubrificado proporciona maior precisão na troca de marchas e aumenta o tempo de vida útil do equipamento.

Calibragem dos pneus

Manter a calibragem dos pneus em ordem ajuda a diminuir o peso aumentando a rolagem dos pneus.

Gostou das informações? Compartilhe esse artigo e acesse o nosso perfi no instagram @bikereview.oficial


Compartilhe esse artigo com as opções abaixo.

One thought on “A Importância da manutenção na bicicleta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 16 =