Road

Shimano Informa: Recall de pedivelas na américa do norte.

Compartilhe esse artigo com as opções abaixo.

Redação bike review, 19/10/2023

A fabricante de peças para bicicletas Shimano comunicou ao mercado o último dia 21 de setembro que fará um recall de aproximadamente 760 mil pedivelas para speed. A Shimano teve um grande volume de pedivelas vendidos o que pode trazer um grande custo no processo de recall.

Modelos dos pedivelas afetados

Os modelos Dura-Ace e Ultegra foram os afetados nesta avaliação. A marca informou que um recall mundial será anunciado em breve.

Inicialmente foram comercializadas na América do norte 680 mil peças e no Canadá mais 80 mil nos últimos 11 anos entre janeiro de 2012 a agosto de 2023. Porém esse número pode aumentar se for levado em consideração as peças comercializadas no restante do mundo.

O problema encontrado nos pedivelas

De acordo com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos os componentes identificados no recall podem se separar e quebrar, o que representa um risco ao ciclista. A instituição informou que recebeu 4519 queixas de pedivelas com falhas devido a separação da construção colada com seis lesões informadas, incluindo fraturas ósseas, deslocamento de articulações e dilacerações, porém, sem confirmação do período dos acontecimentos.

Os modelos afetados no recall especificamente são:

  • Dura-Ace FC-9000
  • Dura-Ace FC-9100
  • Dura-Ace FC-R9100P
  • Ultegra FC-6800
  • Ultegra FC-R8000
modelos que participarão do recall - site bike.shimano.com

Imagem: modelos que participarão do recall – site bike.shimano.com

Outra forma de identificar o modelo afetado, é identificar o número do modelo. Esse número é o código de produção estampado na parte interna do braço do pedivela (caixa vermelha na imagem abaixo)

Encontrando o modelo do pedivela afetado

Os modelos afetados foram produzidos antes de 2019 e possuem um dos códigos de produção de acordo com as identificações abaixo:

KF, KG, KH, KI, KJ, KK, KL, LA, LB, LC, LD, LE, LF, LG, LH, LI, LJ, LK, LL, MA, MB, MC, MD, ME, MF, MG, MH, MI, MJ, MK, ML, NA, NB, NC, ND, NE, NF, NG, NH, NI, NJ, NK, NL, OA, OB, OC, OD, OE, OF, OG, OH, OI, OJ, OK, OL, PA, PB, PC, PD, PE, PF, PG, PH, PI, PJ, PK, PL, QA, QB, QC, QD, QE, QF, QG, QH, QI, QJ, QK, QL, RA, RB, RC, RD, RE, and RF

Para os ciclistas que tem esse tipo de equipamento, mesmo no Brasil, é importante ficarem atentos aos próximos pronunciamentos da marca para as outras regiões sobre o recall, pois, o número pode ser maior do que o informado.

Se gostou desse artigo compartilhe, isso vai nos ajudar a continuar o projeto Bike Review trazendo notícias sobre o mundo das bicicletas.

Ficamos por aqui e até a próxima.

Fonte: https://bike.shimano.com/pt-BR/information/customer-services/corrective-actions/important-safety-notice-11-speed-hollowtech-road-cranksets-inspection-program.html


Compartilhe esse artigo com as opções abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =